terça-feira, 15 de novembro de 2016

Planos de delimitação e de secção

Assim como o próprio nome diz, eles delimitam o corpo humano ou fazem a secção(corte) dele.

Planos de delimitação


São divididos em:

- Plano ventral ou anterior ou frontal
- Plano dorsal ou posterior

==> Referem-se à região ventral ou dorsal do corpo humano.

- Plano lateral direito
- Plano lateral esquerdo

==> Reporta-se ao lado direito e esquerdo do corpo.

- Plano cranial ou superior
- Plano podálico ou inferior

==> Refere-se à parte superior e inferior do corpo.

Para melhor entendimento, observe a figura abaixo:

Fonte: http://queirozpersonal.blogspot.com.br/2013/03/planos-de-delimitacao-e-seccao-do-corpo.html


Planos de secção

Estes planos fazem uma divisão do corpo.

- Plano mediano ou sagital

Divide o corpo em direita e esquerda.

- Plano frontal

Secciona o corpo em frontal e dorsal.

- Plano transversal

Divide o corpo transversalmente e é paralelo aos planos cranial e podálico.

Fonte: http://marcelinhomaceio.blogspot.com.br/2009/01/introducao-anatomia-humana.html


Referência Bibliográfica:

DANGELO E FATTINI. Anatomia Humana Básica 2ª edição.

Posição Anatômica

Fonte: http://pt.slideshare.net/criisdiias/terminologia-anatomica-27748381


Como podemos observar na figura, a posição anatômica é bem fácil de ser entendida. Ela é definida como uma posição padrão, adotada no mundo inteiro. Ela resume-se em corpo ereto, face voltada para frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores (m.m.s.s.) estendidos próximos ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente. Membros inferiores (m.m.i.i.) unidos, com as pontas dos pés voltadas para a frente.

Referência Bibliográfica:
DANGELO E FATTINI. Anatomia Humana Básica 2ª edição.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Introdução à Anatomia Humana - Um pouco de história




De forma ampla,  Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano, é a parte das Ciências Biológicas que estuda a morfologia ou estrutura dos seres vivos.


O estudo da anatomia humana exerce grande fascínio desde os primórdios. Saber como essa "máquina" maravilhosa e perfeita funciona desperta o interesse do homem desde época remota. O conhecimento da anatomia foi essencial para a sobrevivência do homem desde a pré-história. O homem foi descobrindo os órgãos vitais de suas presas e, fazendo comparações descobria as áreas mais vulneráveis do seu corpo. 



Aristóteles (384-322 a. C.),que não era médico, estudava animais e foi o fundador da anatomia comparativa. Depois dele surgiram vários estudiosos da área como Herophilus e Galeno, mas somente Leonardo da Vinci (1452-1519) iniciou a dissecação em cadáveres humanos e desenhou detalhes das estruturas observadas. 



Somente no século XIX foi publicada a primeira versão do "Gray's Anatomy" (não é o seriado, hein?!), grande trabalho anatômico realizado pelo médico Henry Gray, em 1858.

Referência Bibliográfica:
DANGELO E FATTINI. Anatomia Humana Básica 2ª edição.

Recursos tecnológicos e educação

A tecnologia vem alterando os hábitos e comportamentos de toda a sociedade ao longo do tempo. Influenciando no desenvolvimento e na eficiência de ferramentas e recursos necessários à realização de tarefas simples e complexas do nosso cotidiano.
Percebemos a tecnologia presente em todos os aspectos de nossa vida, em todos os lugares e em todas as atividades. Encontramo-la nos meios de comunicação em massa (televisão, rádio, jornais, revistas, cinema); instrumentos de trabalho (informatização, automação, robotização); nos serviços domésticos (eletrodomésticos cada vez mais complexos); no lazer (jogos e brincadeiras eletrônicas); no sistema financeiro (pagamentos e outras transações bancárias).
Nosso cotidiano está tão ligado à internet que tudo o que fazemos nos remete a ela. Simples atividades como ler um jornal, conversar com um amigo do serviço, ler o resultado de um exame médico, ou mesmo pagar uma conta são realizadas pela internet. Atingimos o ápice da tecnologia, a internet! Surge aqui um novo homem. Um ser individualista e sempre conectado, submisso à tecnologia e suas inovações.
No âmbito educacional isso também pode ser observado. A ciência e a tecnologia avançam a cada dia e requerem novos desafios também na educação. Assim, a tecnologia digital surge como novo meio de produção e emite seus reflexos no cotidiano dos indivíduos, interferindo na aprendizagem e no desenvolvimento. 

                  O Blog é um grande recurso didático com potencial para reinventar o trabalho pedagógico, alcançando grandes distâncias e quebrando barreiras. Para saber mais click no link abaixo:

O uso do Blog na Prática Educacionalhttp://blogrobertabio.blogspot.com.br/

Referência Bibliográfica:
FERREIRA, Roberta Corso Barbosa. O uso do blog na prática educacional. 03 de maio de 2014. Disponível em: http://blogrobertabio.blogspot.com.br/ Acesso em 08 de novembro de 2016.